Este projeto está centrado na prioridade horizontal do programa Erasmus+ de “Inclusão e diversidade em todos os domínios da educação, formação, juventude e desporto” e visa reduzir a exclusão social dos alunos com perturbações do desenvolvimento no contexto escolar.

O principal objetivo deste projeto é partilhar experiências e ideias entre parceiros experientes no campo educacional para que possamos criar recursos digitais destinados a informar e consciencializar sobre a importância da inclusão social de alunos com perturbações do desenvolvimento (PHDA, autismo, paralisia cerebral, síndrome de down, dislexia e outras problemáticas significativas) em escola. Estes recursos destinam-se a ser utilizados pelo pessoal escolar e pelos alunos do ensino pré-primário e primário.

Pretende-se:

1. Combater as desvantagens de aprendizagem, abandono escolar precoce e competências básicas pouco desenvolvidas – alunos que sofrem com problemas de exclusão na escola por causa das suas limitações são mais propensos a problemas na aprendizagem, abandono escolar precoce e vulnerabilidade nas competências socioemocionais (como criar relações sociais saudáveis ​​com os seus colegas e professores);

2. Apoiar professores, dirigentes escolares e outras áreas educativas – porque acreditamos que a mudança no contexto escolar começa com os funcionários da escola, queremos capacitá-los, dando-lhes informações e ferramentas para trabalhar melhor com crianças com perturbações do desenvolvimento e informar toda a escola sobre o tema.

 

Os objetivos específicos são:

1. Criar um “manual de boas práticas” com pontos importantes para os funcionários da escola tomarem em consideração no seu trabalho diário, a fim de promover a inclusão social de alunos com perturbações do desenvolvimento;

2. Criar outros recursos direcionados aos alunos (conteúdos pedagógico-recreativos sobre diversas problemáticas e como lidar com os colegas que os têm: vídeos e jogo de cartas);

3. Criar um curso de formação online dirigido às comunidades educativas sobre inclusão social no contexto escolar.

Todos os recursos estarão disponíveis em inglês e em todos os idiomas dos países parceiros – Espanha e Itália (com exceção da formação, que estará disponível apenas em inglês).

Parceiros

AGIFODENT é uma instituição educacional sem fins lucrativos, estabelecida desde 2002 em Cenes de la Vega, uma pequena vila próxima da cidade de Granada, Andalucia – Espanha. A nossa organização detém uma escola VET e uma escola para adultos, ambas privadas. Somos uma organização intermediária que providencia escolas para projetos de mobilidade, jobshadowing e cursos de formação a nível europeu.

Santa Ana 1, bajo comercial
18190
Cenes de la Vega – Granada
Andalucía
Tipo de organização: organização não governamental/associação/empreendedor social

É um lugar de inclusão, crescimento, aprendizagem e investigação. Acolhe tanto as pessoas ditas “normais”, com as dificuldades que a vida traz, como as pessoas com graves deficiências intelectuais e relacionais, para que através do moto da criatividade possam encontrar um sentido profundo no seu percurso de vida e alcançar uma dimensão relacional. Estão em Perugia, Itália, e trabalham em rede para melhorar as etapas educacionais e alcançar objetivos reabilitadores e inclusivos.

Str. Villa Gemini 4
06126
Perugia
Umbria
Tipo de organização: organização não governamental/associação/empreendedor social

O projeto terá a duração de um ano e contará com a participação de professores, educadores, familiares e todos os que constituem a comunidade educativa em geral e as associações dedicadas às perturbações de desenvolvimento trabalhadas, em particular.

A Educação Inclusiva deve ser uma realidade, para todos: https://www.publico.pt/2022/04/14/sociedade/noticia/falta-formacao-desenvolver-educacao-inclusiva-escolas-2002490