Este projeto está centrado na prioridade horizontal do programa Erasmus+ de “Inclusão e diversidade em todos os domínios da educação, formação, juventude e desporto” e visa reduzir a exclusão social dos alunos com perturbações do desenvolvimento no contexto escolar.

O principal objetivo deste projeto é partilhar experiências e ideias entre parceiros experientes no campo educacional para que possamos criar recursos digitais destinados a informar e consciencializar sobre a importância da inclusão social de alunos com perturbações do desenvolvimento (PHDA, autismo, paralisia cerebral, síndrome de down, dislexia e outras problemáticas significativas) em escola. Estes recursos destinam-se a ser utilizados pelo pessoal escolar e pelos alunos do ensino pré-primário e primário.

O projeto terá a duração de um ano e contará com a participação de professores, educadores, familiares e todos os que constituem a comunidade educativa em geral e as associações dedicadas às perturbações de desenvolvimento trabalhadas, em particular.

O QUE SE PRETENDE?

1. Combater as desvantagens de aprendizagem, abandono escolar precoce e competências básicas pouco desenvolvidas – alunos que sofrem com problemas de exclusão na escola por causa das suas limitações são mais propensos a problemas na aprendizagem, abandono escolar precoce e vulnerabilidade nas competências socioemocionais (como criar relações sociais saudáveis com os seus colegas e professores);

2. Apoiar professores, dirigentes escolares e outras áreas educativas – porque acreditamos que a mudança no contexto escolar começa com os funcionários da escola, queremos capacitá-los, dando-lhes informações e ferramentas para trabalhar melhor com crianças com perturbações do desenvolvimento e informar toda a escola sobre o tema.

QUAIS OS OBJETIVOS?

1. Criar um “manual de boas práticas” com pontos importantes para os funcionários da escola tomarem em consideração no seu trabalho diário, a fim de promover a inclusão social de alunos com perturbações do desenvolvimento;

2. Criar outros recursos direcionados aos alunos (conteúdos pedagógico-recreativos sobre diversas problemáticas e como lidar com os colegas que os têm: vídeos e jogo de cartas);

3. Criar um curso de formação online dirigido às comunidades educativas sobre inclusão social no contexto escolar.

Todos os recursos estarão disponíveis em inglês e em todos os idiomas dos países parceiros – Espanha e Portugal (com exceção da formação, que estará disponível apenas em inglês).

Manual: + Educação Inclusiva

Jogo de cartas: + Educação Inclusiva

Formação Online: + Educação Inclusiva

Outros recursos:

Parceiro

AGIFODENT é uma instituição educacional sem fins lucrativos, estabelecida desde 2002 em Cenes de la Vega, uma pequena vila próxima da cidade de Granada, Andalucia – Espanha. A nossa organização detém uma escola VET e uma escola para adultos, ambas privadas. Somos uma organização intermediária que providencia escolas para projetos de mobilidade, jobshadowing e cursos de formação a nível europeu.

Santa Ana 1, bajo comercial
18190
Cenes de la Vega – Granada
Andalucía
Tipo de organização: organização não governamental/associação/empreendedor social