EDUPA nas escolas

A EDUPA assegura desde Janeiro de 2019 o projeto “Mindfulness, coaching educacional e outras atividades de desenvolvimento pessoal”.

Este projeto tem como parceiro social a Câmara Municipal de Famalicão, e alcançou no primeiro ano letivo 38 turmas de 1º ano e no 2º ano de projeto (2019/20) 35 turmas de 1º ano e 10 grupos de jardim de infância.

A melhoria e a adaptação psicossocial dos alunos, as suas atitudes e os seus resultados (académicos e comportamentais), promovendo uma boa saúde mental são os principais objetivos deste projeto apoiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) financiado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto.

O principal desafio de uma criança que entra na escola é precisamente a gestão das suas emoções, a qual está diretamente relacionada com as interações sociais, as quais são fundamentais para o relacionamento com os outros. Através da promoção de competências socioemocionais é possível concretizar o Novo Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Esta promoção deverá ocorrer não só na sala de aula, mas ao nível de toda a escola, envolvendo e implicando as famílias e toda a comunidade escolar.

A intervenção em sala de aula envolve atividades de instrução, de modelagem e de aplicação prática que serão conduzidas pela equipa da EDUPA em articulação com a equipa do Município de Famalicão.

A intervenção ao nível da Escola visa a construção de uma cultura e clima positivos, designadamente através da criação de grupos de reflexão (Clube de Mindfulness) e da organização de serviços de apoio aos alunos (Coaching Educacional), enquanto serviço de apoio especializado.

Mindfulness no 1º ciclo

Coaching no ensino secundário